domingo, 17 de junho de 2012

Cenas Musicais Marcantes

Tenho que concordar com meu ex-professor de cinema, quando ele diz que o som é a alma de qualquer filme. Mesmo quando o som é o silêncio total, o que não é o caso agora. Pois vou destacar momentos musicais da sétima arte que me fizeram pular para dentro da telona do cinema ou para pequena telinha da tevê do meu quarto. Cenas de filmes de épocas distintas da minha vida, que me fazem viajar no tempo e recuperar sensações e sentir tantas outras novas. 


Curtindo a vida adoidado - Twist and shout

Curtindo a vida adoidado não podia ficar de fora da minha lista. Os anos 80 tinham que marcar presença aqui. John Hughes, você fez minha infância mais feliz. Me deu esse personagem que foi o meu primeiro amor cinematográfico. Também, como não se apaixonar por essa figura contagiante que é Ferris Bueller. Então, embarque nessa viagem, aumente o volume da tevê e balance e grite ao som do velho e bom rock and roll.


Antes do Amanhecer - Come here

Meu filme preferido na vida, seguido de sua continuação. Essa cena da cabine de música me arrepia da cabeça aos pés. É incrível como os sentimentos ficam suspensos no ar, como se a música  ditasse o compasso da batida do coração, da respiração, e como se os olhares se buscassem, mas na timidez se perdessem. 


O casamento do meu melhor amigo - I say a little prayer

Julianne (Julia Roberts) ainda de cabelos ruivos e rebeldes com sua carinha de desconfortável com a situação. Michael (Dermot Murlroney) com sua expressão de ciúme que é hilária. Uma das cenas mais divertidas e gostosas de assistir. Quem conhece a música não resiste e canta junto. E cá entre nós, quem não gostaria de ter um amigo gay como o personagem do Ruppert Everett, hein?


Lado a lado - Ain't no mountain high enough

Esse filme com as minhas queridas Susan Sarandon e Jena Malone me traz uma saudade boa de um tempo feliz. E essa cena em especial, me faz querer fazer como as personagens e sair pela casa cantando e rodopiando, com qualquer objeto nas mãos que possa se passar por microfone. Todos deveriam ter seus cinco minutos de Marvin Gaye e Tammi Terrel. 


Como se fosse a primeira vez - Forgetful Lucy

Henry (Sandler) é um veterinário paquerador que viver no Havaí e foge de relacionamentos sérios. Lucy (Barrymore) é uma jovem moradora local por quem Henry se apaixona perdidamente. Porém há um problema: Lucy sofre de falta memória de curto prazo, o que faz com que ela esqueça tudo que viveu no dia anterior. A partir aí, para Henry ficar com Lucy, ele tem que reconquistá-la todos dos dias como se fosse a primeira vez. Não é muito amor, gente? E essa musiquinha que ele faz pra ela, é fofa demais, merece está aqui entre as cenas  marcantes.


Frida - Alcoba azul

Frida Kahlo é uma das representações femininas que mais admiro. Não só pelo seu talento nas artes plásticas, mas por ter sido uma mulher de coragem e força, que esteve muito a frente do seu tempo. Acho que essa cena do filme mostra um pouquinho do que estou dizendo. Salma Hayek linda, dá um show de interpretação e sensualidade. Deixa todo mundo com vontade de dançar Tango e participar dessa roda boêmia de artistas.   


Closer - I can't take my eyes off you

Esse filme me conquistou logo nessa primeira cena, quando meus ouvidos foram invadidos por essa linda canção de Damien Rice. Em seguida me deparei com a adorável Natalie Portmam num visual deslumbrante e meu doce Jude Law com aquele ar de inglês intelectual. Como resistir a esses olhos que se cruzam  na distancia? O olhar de dois estranhos que se reconhecem. É tudo tão perfeito que o tempo parece passar devagar. 


Cazuza - O tempo não pára 

Como não se emocionar com essa interpretação brilhante de Daniel Oliveira? Como não sentir um perto do peito por não ter mais entre nós o Sr. Agenor? Mais conhecido como Cazuza, e a quem chamo de meu Caju tão carinhosamente. Filme lindo, cena linda, letra forte. Um momento marcante do cinema nacional na minha vida. 


Antes do Pôr do Sol - A waltz for a night

Alguns anos se passaram desde o encontro em Viena. Agora o local é Paris, capital dos apaixonados. Jesse escreveu um livro sobre a única noite que os dois passaram juntos. Celine compões essa pequena valsinha, que é a declaração de amor mais linda que já ouvi.


10 coisas que eu odeio em você - Can't take my eyes off you 

Só por ter o Heath Ledger cantando e dançando já faz dessa cena marcante. Mais ainda porque tem todo o contexto romântico por trás dessa ação. Gente, ele mobiliza a banda da escola para impressionar a Kat. Óbvio que depois dessa, ela não tinha como não ceder aos encantos do rapaz.


Uma Linda Mulher - Pretty Woman 

Richard Gere e Julia Roberts seus lindos. Cena clássica, desse clássico dos anos 90. Mãe, essa é pra você!


Educação - Sur les quais du vieux Paris

Paris, o Sena, a barraquinha de livros, o vinho, o pôr do sol, a música francesa, esse figurino lindo. Não precisa de mais nada. Tudo parece um sonho incrivelmente bom.

P.S: Tary, desculpa repetir três cenas, mas são meus filmes preferidos.
P.S. 1: Quem se animar de fazer o meme, a ideia é ser cenas musicais, mas que não sejam de filmes do gênero musical. 

3 comentários:

  1. Adorei o post, grandes classicos, haha cada vez que lia sobre um filme cantava a música junto! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua lista, pelo menos com os filmes que estão aí que eu já vi. Adoro seus posts!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que post legal, gosto de alguns em especial como o antes do amanhecer cheguei ate a baixar a trilha sonora desse grandes filme, Cazuza, lado a lado...grandes clássicos da sétima arte. vou fazer o meme depois da uma passadinha la no meu blog e vê se identificou com alguma. bjs!!!

    ResponderExcluir