Na última quinta-feira, assisti o documentário 100.000, que aborda a problemática do abandono de cães em Porto Rico. O título refere-se aos mais de 100 mil cães de rua do país. O documentário investiga a causa desse problema por meio de entrevistas com especialistas nas áreas de resgate de animais, saúde e bem-estar, e por meio do impacto econômico e turístico gerado.
Essa problemática de Porto Rico, é bem semelhante a nossa. Estima-se que existam mais de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães no Brasil. E a solução encontrada pelo governo para a retirada desses animais das ruas, é a captura por meio das famosas carrocinhas. Esses animais recolhidos são encaminhados aos canis das cidades onde são mortos, muitas vezes de maneira brutal (injeção letal e câmaras de gás, havendo registros de choque elétrico em locais mais precários). O que não resolve o problema da superpopulação, e sim tenta maquiar o problema. Pois o número de natalidade supera o de mortalidade. Porém, o mais importante ao se falar nisso, é que esse tipo de atitude fere os direitos dos animais.
O problema do abandono de animais é real e preocupante, além de ser um ato criminoso e cruel também traz diversas conseqüências para a população, tais como: a proliferação desenfreada de animais de rua, comprovada elevação de acidentes de trânsito, o aumento de gastos públicos na tentativa de controle populacional e a proliferação de zoonoses.
Está mais do que na hora do governo e da sociedade parar de se desfazer dos problemas e assumir uma nova postura. Por que não desenvolver novas políticas públicas realmente eficientes? Sem dúvida o caminho para resolver essa problemática, é a esterilização desses animais. Então, por que não se conveniar a clínicas veterinárias das cidades? Isso já foi feito em alguns lugares e deu muito certo, basta só um pouquinho de vontade. Por que não criar campanhas para estimular a população a esterilizar seus animais? Por que não dar um auxílio as ONGs que cuidam desses animais? São medidas simples, mas que fariam muita diferença.
A solução é unir adoção, esterilização, conscientização (educação ambiental), guarda responsável e atendimento as leis, só assim haverá uma diminuição do número de cães e gatos nas ruas. As eleições estão aí, penso que esse é mais um ponto a analisar na hora de escolher um candidato e o primeiro passo para essas mudanças.
.
Abandono e maus-tratos a animais é crime legitimada pela Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). E as denúncias podem ser feitas em uma delegacia de polícia ou junto ao Ministério Público. Os animais silvestres, além de serem normalmente protegidos por essa mesma lei , ainda podem ser denunciados à Polícia Florestal e ao IBAMA, através da Linha Verde: 0800-618080.
.
Abandono e maus-tratos a animais é crime legitimada pela Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). E as denúncias podem ser feitas em uma delegacia de polícia ou junto ao Ministério Público. Os animais silvestres, além de serem normalmente protegidos por essa mesma lei , ainda podem ser denunciados à Polícia Florestal e ao IBAMA, através da Linha Verde: 0800-618080.
Carol, olá. *-*
ResponderExcluirVisualizo como uma inércia estatal, uma racionalidade desmedida, um absurdo genuíno, descaso público, negligência fria, particularidade mundana... Obrigada pelas informações tão pertinentes, e vejo como uma iniciativa do Judiciário relevante. Conscientização. Beijinhos sonoros pelo ato nobre.
Oii Flor,
ResponderExcluirPassando pra desejar um lindo final de semana. Que seja doce, cheio de sorrisos...
p.s.: Quem sabe a gente cria um projeto de lei para "Mulheres Abandonadas!"
Ideia interessante, não acha??!
hehehe
Beijos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMas de fato é um problema sério este!
ResponderExcluirAqui na minha cidade o calçadão é lotado de cachorros abandonados, aliás, pelas ruas em geral, me dá uma peninha. Dá vontade de pegar todos e trazer pra casa, mas infelizmente não dá.
Beijos
Carol!
ResponderExcluirConcordo com vc em gênero, número e grau! Aqui em Campinas também passamos por isso! As instituições que brigam por essa causa já iniciaram um movimento muito interessante voltada para a adoção consciente de animais castrados, vacinados e com direito a termo de responsabilidade assinado. Mas ainda há muito por caminhar! Caso queira conhecer segue o link de uma dessas instituições daqui!
http://www.upanimais.org.br
Beijo grande! E achei muito nobre esse seu post!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCarol de fato acho que esta mais do que na hora do governo e a sociedade fazerem a sua parte,o erro realmente vem de ambas as partes isso é um descaso total pois os animais merecem atenção e carinho eu me sensibilizo muito com esse tipo de situação me entristece muito ao ver animais abandonados por ai fico literalmente indignada e com uma grande revolta pois se há solução pq não dar a solução e deixar que o problema se agrave é um absurdo,gostei muito e achei muito bonita a sua iniciativa de postar sobre esse assunto no seu blog,isso mostra que de fato você é uma pessoa com grandes valores e muito humana.
ResponderExcluirCarol, esse assunto é uma tristeza! Queria poder levar todos esses cãezinhos pra casa e tratar deles, mas isso é impossível, infelizmente. Acho que as autoridades deviam fazer algo a respeito urgentemente. Mas sabe que na minha cidade não vejo muitos animais perdidos? Isso deve variar um pouco.
ResponderExcluirA identificação não acaba, né? Me adiciona no msn pra fofocarmos : taryzottino@hotmail.com
Beijos!
Queria dar uma mordidinha em você =D
ResponderExcluirPor que será que as pessoas dão tão pouca importância para a vida de um animal que possui sentimentos até mais nobres que os nossos? Contamos nos dedos os poucos que lutam em pról dessa causa. Parabéns, Florzinha, pela inciativa!!
ResponderExcluir