sexta-feira, 2 de julho de 2010

Cinema Paradiso

Considero Cinema Paradiso um verdadeiro canto de amor a sétima arte. O filme conta a história do menino Salvatore, mais conhecido como Totó numa Itália pós guerra. Vivendo somente com a mãe e a irmã mais nova, pois seu pai foi enviado para a guerra, a alegria de Totó interpretado pelo excelente ator mirim, Salvatore Cascio, é poder ir ao Cinema Paradiso. Nas suas idas ao cinema, ele acaba fazendo amizade com o projecionista Alfredo (Philipe Noiret), e acaba assistindo aos filmes na sala de projeção junto a ele. Alfredo torna-se para o garoto um segundo pai. Ele procura orientá-lo e ensina para o menino os procedimentos do trabalho como projecionista. O início do filme nos mostra Totó adulto interpretado por Jacques Perrin, recebendo um telefonema de sua mãe dizendo que Alfredo havia morrido. Salvatore começa então lembrar de sua infância e adolescência, e leva os expectadores junto com ele nesta volta ao passado. Ele decide então retornar a sua velha cidade após trinta anos para dar adeus ao seu amigo. Ele então descobre que o Cine Paradiso vai ser demolido para a construção de um estacionamento.
O diretor mostra a história do cinema, pois desde a infância de Totó até a sua juventude percebemos as inovações do mundo do cinema. É um filme que emociona pois é sobre a amizade entre um adulto e uma criança. Uma amizade pura e honesta. A paixão que os dois dividem pelo cinema. A história mostra um ambiente simples com paisagens lindas, e é rica em personagens. O filme tenta nos passar que a vida só tem sentido se temos alguma paixão e amizade. Mostra como nosso passado é importante e não deve ser esquecido.
Por fim, deixo uma das cenas mais lindas do filme. Uma homenagem ao beijo no cinema. A herança que Alfredo deixa para Totó, um rolo de filmes com todos o beijos que na época tinham sido cortados pelo padre da cidade.
Impossível ver este video, e não se emocionar.

3 comentários:

  1. Este filme é realmente belíssimo...

    umas dos melhores que já assisti...

    belo post

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Carol, obrigada pela visita ao blog... Sinta-se convidada a visitar o outro, muito lindo por sinal, tmb...rsrsrsr. Modeeeesta!!!

    ericasouza.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!Tocante mesmo!


    Pâm

    ResponderExcluir